terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Configurando uma cena Daylight com o V-Ray [Tutorial]

Este tutorial é uma tradução livre do tutorial original do site www.vray.info e todos os créditos pelo conteúdo são de Shadi Younis. Justiça feita, agora vamos ao que interessa!

Antes de começar o tutorial, baixe a cena para melhores resultados em relação ao tutorial.

Link para dowload da cena [3ds max 2010, 1,06mb, vray 1.5 sp4, sem texturas]

"Este tutorial vai te mostrar os básicos de como configurar uma iluminação diurna no V-Ray usando a VRaySun e o sistema de daylight do 3ds Max para controle preciso do tempo e localização.

Neste tutorial vamos começar por iluminar nossa cena com uma VRaySun dentro do sistema daylight do 3ds Max para que possamos ter controles precisos de tempo e localização.

1
Mude para a vista top e vá até o menu Create > Systems > Daylight System. Agora clique e arraste uma daylight no centro de sua cena (veja a imagem abaixo).

2
Agora precisamos mduar as configurações do sistema daylight do 3ds Max já que o tutorial usa uma VRaySun para iluminar nossa cena. Selecione o sistema daylight e no painel Modify selecione a VRaySun do menu Sunlight. Aceite o pedido para automaticamente adicionar um mapa VRaySky no Environment. Nós vamos usar o Environment map criado automaticamente para iluminar a cena, então precisamos desativar a Skylight. Selecione no menu Skylight. (veja a imagem abaixo)

3
Podemos agora usar o sistema daylight para posicionar nosso Sol ou VRaySun precisamente e nós faremos isto por clicar no botão de configuração no painel Modify e então ajustar nosso tempo e localização conforme nossas necessidades. Neste exemplo eu configurei como 15:45 da tarde e o resultado foi um clima interessante de tardezinha. (veja a imagem abaixo). DICA: deixando o Sol próxima de um ângulo de 90º vai representar como sendo 12:00 meio-dia resultando em uma cena mais brilhante.

Antes de começarmos a renderizar nós precisamos ajustar nosso VRaySun e criar uma VRayPhysicalCamera para ter uma exposição fisicamente correta.

4
Vá até a aba VRaySun do sistema daylight no painel Modify, e selecione CIE Clear do menu Sky Model. Esta configuração te dá alguns presets de modelos de céu fisicamente corretos que vão contribuir para a iluminação geral da tua cena. (veja as imagens abaixo).

5
Agora na viewport Top crie uma VRayPhysicalCamera e aponte-a para o objeto. (veja a imagem abaixo).

6
Selecione a VRayPhysicalCamera e vá até o painel Modify e ajuste o Distortion para 0.25. Isto vai curvar a lente da câmera levemente da mesma forma que as lentes de câmeras reais. Então configure o Vignetting to 1.3 o qual vai imitar um efeito produzido por lentes que escurecem os cantos de sua imagem. Isto vai ajudar a manter o olho no centro da imagem. Balanço de branco é importante porque isto vai afetar o Color Tone (tonalidade de cor) da imagem, um azul claro vai balancear a imagem e um azul escuro vai nos dar tonalidades mais amareladas e onde a luz é laranja vamos ter uma tonalidade azul fria. Fique à vontade para brincar com isto, e no fim deste tutorial existem algumas imagens mostrando o efeito do Color Balance (Balanço de Cores). A última coisa para configurar na VRayPhysicalCamera é a velocidade do filme (Film Speed). Quanto maiores os valores mais brilhante a imagem vai ser, da mesma forma que nos filmes reais. Este valor representa a sensitividade do filme contra a luz, e neste caso nós configuramos este parâmetro em 120 (veja a imagem abaixo).

7
Se você renderizar sua cena neste ponto ela vai se parecer com a imagem abaixo.

8
Vamos configurar rapidamente a configuração de gamma do 3ds Max como sendo Linear Workflow (se você ainda não fez isso) assim nós poderemos ter cores corretas. Vá até o menu Customize > Preferences e então selecione a aba Gamma and LUT. Ative a opção Gamma/LUT Correction, e ajuste seu valor de gamma para 2.2 e configure seu valor de Input Gamma para 2.2 e Output Gamma para 1.0 (veja a imagem abaixo). Nota do criador do tutorial: Vamos em breve criar um tutorial de Linear Workflow explorando esta forma de trabalho profundamente com direito à "Porque" e "Como".

9
Vamos agora pular para as configurações de render. Aperte F10 para abrir a janela de Render, agora vá até a aba VRay e ative a opção built-in frame buffer. Isto vai permitir que controlemos melhor a exposição e cores depois de renderizar a cena e vai ser uma forma de grande economia de tempo. Para assegurar que o sampleamento da cena aconteça no nível correto de gamma para nosso render nós precisamos configurar o gamma para 2.2 e ativar a opção Don't affect colors (adaptation only). A não ser que façamos isto o sampleador de imagem vai continuar usando gamma 1.0 para determinar se os samples estão com valores aceitáveis de noise e nós acabamos com uma imagem mais granulada quando visualizada com o gamma 2.2 (veja a imagem abaixo).

10
Vá até a aba Indirect Illumination e ative o GI. Para Primary Bouncer nós vamos usar o Irradiance Map, e para Secondary Bounces vamos usar o Light Cache. Esta combinação nos dá um render rápido mas limpo; ou melhor: mais rapidamente. (veja a imagem abaixo)

11
Agora que escolhemos nosso método de combinação de GI nós precisamos ajustá-los, então vá até a seção Irradiance Map e escolha o preset Medium. Ou se seu computador é lento você pode configurar isto como Low ou Very Low e aceitar a qualidade que não vai ser das melhores. Ative a opção Show Calc Phase, isto vai permitir que você veja o Irradiance Map enquanto estiver sendo calculado (veja a imagem abaixo).

12
Na seção Light Cache configure o subdivs para 1500 e (ou se seu computador é lento configure isto por volta de 800, mas não menos do que isso se precisar de uma imagem com boa qualidade) e também ative a opção Show Calc Phase para ver o Light Cache enquanto está sendo calculado (veja a imagem abaixo).

13
Agora que terminamos isto, você pode renderizar a cena. No VRay Frame Buffer você tem que clicar no botão sRGB para ver o resultado final de nossa correção de gamma. Também observe que você pode ativar o Curve Editor por clicar no seu ícone na parte mais baixa da janela VRay Frame Buffer e então ajustar a cor de acordo com seu gosto. Lembre-se de salvar suas imagens em um formato linear, como o Open EXR, e assim isto vai assegurar que a imagem exiba as cores corretamente no seu sistema de trabalho (veja a imagem abaixo). Se você quiser salvar a imagem num formato de imagem como PNG, TIFF ou JPG você deve mudar o gamma de saída (output) na janela de save para 2.2 para gravar o gamma correto.

14
Eis a imagem final:

Algumas variações no Color Balance:

Espero que você tenha gostado do tutorial e que consiga bons resultados com ele!"


Daniel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário