segunda-feira, 27 de julho de 2009

Renderizadores

Eu tenho conhecimento em pelo menos 3 renderizadores: Scanline, Mental Ray e o V-Ray. Quando comecei, ouvia falar que deveria começar da base, usando o Scanline como padrão. Fiz isso, tinha em mente que apesar da dificuldade de conseguir trabalhar com ele e às vezes apelar para o fake, aprendi muita coisa que ao passar pra um renderizador mais robusto, como o Mental Ray ou V-Ray, facilitou meu entendimento "do que eu estava fazendo" com o renderizador. Minha primeira escolha foi o Mental Ray porque ele já vem com o 3ds max desde a versão 6. Também é um renderizador antigo e estabelecido. Está na 35ª versão desde que foi criado. Também tem a versão Standalone que é show de bola, faz coisas incríveis também. Ele tem recursos que ajudam muito quando a cena está pesada, por exemplo, além disso é fisicamente correto, tem bom material sobre ele no Help do 3ds max e segue uma linha de raciocínio parecida com a do 3ds max...

Já o V-Ray também é fabuloso, quando eu aprendi o básico dele gostei muito também. Eu reparei que, por ter padrões de configuração, a Chaos Group fez uma boa sacada, porque mesmo com configurações leves, ele aproxima tão bem a solução de GI que já dá pra ter uma boa base de como a imagem final com qualidade vai ficar. Isso é bom também porque não exige muita máquina e além disso, ajuda a corrigir a imagem com rapidez. Também gosto da quantidade de matéria disponível sobre ele na internet, agilidade com que a comunidade usuária de V-Ray desenvolve técnicas interessantes de uso dele, rapidez de atualização que a Chaos Group mantém, pois ao contrário do que dizem reclamando por aí, é bom que "saia uma versão atrás da outra" como dizem por aí, porque isso agiliza correções de bugs, que TODO renderizador tem. Estou usando o V-Ray profissionalmente hoje em dia. Provavelmente vou usá-lo enquanto meu carro chefe de trabalho na área de CG for design voltado para arquitetura, desde móveis até construção. Estudo o Mental Ray como opção de animação, design de produto, etc. Gosto muito da especialidade que cada um tem no mercado. O V-Ray, pra mim, é absoluto na arquitetura.

Sobre o Scanline, o que posso dizer? Muita gente pensa que ele é super limitado. Quem sabe. Eu acho que ele é muito bom ao que se propõe a fazer. Quem sabe usá-lo consegue resultados melhores do que muito marmanjo usuário de Mental/V-Ray por aí. Um exemplo que posso citar é o Samuel Maciel, que vez por outra, posta suas imagens em fóruns de 3D por aí. Quem o conhece sabe do que estou dizendo.

Pra mim, essa história de "caracterizar alguém" ou então de julgar o profissional apenas por sua escolha em renderizador é coisa de idiota, criança e outros adjetivos ruins que se possa imaginar. Fanatismo profissional é coisa de retardado. Quero mais é que a comunidade 3D se desenvolva corretamente, sem que haja prostituição de mercado, sem que haja concorrência desleal, do tipo que o cliente faça leilão e nós, os profissionais, fiquemos brigando sem comunicação, nas mãos de aproveitadores. Tem estas e outras questões importantes pra cuidar...

Enfim, foi um desabafo mesmo. Espero minha forma de pensar não ofenda sua inteligência. Tenho muito o que aprender ainda, apesar de fazer tempo que atuo na área. Quero provar minha capacidade apenas no resultado de meu trabalho. Só.

É isso.

Daniel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário